Como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo

Um dependente em álcool é aquele que faz uso abusivo do álcool frequentemente e tem dificuldades de parar de beber. E a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo, mas como isso acontece?

Essa é uma dúvida comum, pois existem pessoas que não consideram o alcoolismo como um transtorno mental, mas vamos entender melhor esse assunto abaixo.

Alcoolismo: um transtorno mental?

São muitos os casos em que o alcoolismo e a doença mental se correlacionam e é conhecido como transtorno concomitante.

Em algum momento da vida do dependente alcoólico, o uso abusivo desta droga, desenvolve algum tipo de transtorno psiquiátrico.

E como tal, o alcoolismo precisa do tratamento adequado por profissionais especializados, pois é uma questão de saúde.

As principais causas que desencadeiam esses transtornos são os descritos abaixo, podendo ser um deles ou um conjunto de mais deles:

• Predisposição genética

• Doença subjacente, como um distúrbio da tireoide

• História de família

• Ambiente atual

E para entender melhor a importância da Psiquiatria no tratamento do alcoolismo, podemos dizer que, uma doença preexistente aumenta as chances do desenvolvimento de outras doenças mentais.

E consequentemente, outros transtornos podem surgir de acordo com as mudanças químicas que ocorrem no cérebro  da pessoa que faz uso abusivo do álcool, bem como a própria situação do alcoolismo baixar a autoestima da pessoa, bem como a culpa pelo problema vivenciado.

Junte isso a ter que lidar com as consequências de suas escolhas, o desenvolvimento de depressão.

A psiquiatria na relação entre o abuso de substâncias que causam dependência e os transtornos psicológicos

O álcool é uma substância que pode causar dependência, apesar de ser legalmente vendida em cada esquina do nosso país e estar presente nas comemorações gerais que costumamos fazer.

E por ser um tipo de droga lícita, o acesso a ela é muito facilitado, mas isso não significa que seus danos sejam menores do que qualquer outra droga ilegal.

Seu uso interfere de forma negativa em muitos casos, como por exemplo, ao ser usado em conjunto com medicamentos prescritos por médicos, principalmente os medicamentos psiquiátricos.

Portanto, é importante entender a situação do paciente, e por isso a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo, pois na primeira fase, o mesmo passará pela desintoxicação e será preciso a cooperação deste para o controle dos sintomas que envolvem essa fase inicial.

Após o término dessa fase, a reabilitação é dada continuidade pelo profissional especializado, que observa as evidências e planeja o melhor tratamento.

Este é um tratamento multidisciplinar, que envolve terapia individual e em grupo para que o paciente compreenda melhor a relação dele com o alcoolismo e como isso afeta seu estado emocional, prevenindo uma recaída.

Para evitar os riscos de recaídas, o médico psiquiatra prescreve medicamentos para auxiliar nesse processo, porém a terapia comportamental é o meio mais eficaz, depois da desintoxicação de controle da saúde mental e comportamental do dependente.

Devido a isso, as sessões de terapias são contínuas e continuam mesmo depois que a reabilitação tenha sido concluída, pois é o apoio que ajudará o paciente a se manter limpo do álcool.

Logo, claro que o medicamento é importante para manter o equilíbrio químico cerebral, mas com a terapia em conjunto com o tratamento psiquiátrico, as possibilidades de manter distanciamento das drogas, é bem maior.

Tratamento do alcoolismo: a psiquiatria como parte importante da reabilitação do dependente

Agora que é possível entender a importância do psiquiatra no tratamento do alcoolismo, é possível que o tratamento seja ainda mais consistente e por isso mesmo se torna mais lógico que as clínicas de reabilitação contem com a ajuda, dentre outros profissionais qualificados, do psiquiatra, para obter sucesso no tratamento do dependente do álcool.

Visto que, encontrar a fonte, isto é, a causa, do que desencadeia o consumo abusivo do álcool, é de extrema importância, pois além de contribuir com a evolução do tratamento, também coopera com o impedimento de recaídas futuras, transformando o comportamento do indivíduo dependente.

Desta feita, encerramos esse artigo com pleno conhecimento de como a psiquiatria pode ajudar no tratamento do alcoolismo, procurando ajuda certa para que o tratamento seja bem sucedido e a qualidade de vida do paciente seja recuperada.

Fique bem, busque ajuda nas clínicas de reabilitação Internar!