Blog
Como perceber que alguém perto de você é dependente químico?
Compartilhe:
Como perceber que alguém perto de você é dependente químico? Normalmente as mudanças repentinas de pessoas pode ser os primeiros sinais de um vício.
Algumas pessoas têm fácil acesso a drogas e ao álcool e também convivem com pessoas que usam psicoativos, o que favorece o abuso das substâncias químicas.
A dependência química e o alcoolismo atingem sutilmente o indivíduo, principalmente quando o primeiro contato com as drogas ocorre quando a pessoa é jovem, mas muitos casos o dependente começa seu uso desenfreado depois da meia idade.
Como indentificar se alguém perto de você é um dependente químico?
A observação do comportamento é essencial para perceber se houve adoção de novos hábitos e costumes.
Por isso, familiares e amigos precisam estar atentos a mudanças muito radicais de personalidade, e mediante essas evidências buscar ajuda.
Os principais sintomas são:
-
Mudanças de humor ou comportamento
O primeiro sinal que a pessoa que está usando drogas apresenta é uma mudança radical no humor ou comportamento. Ela pode se isolar mais, apresentar sinais de culpa, depressão ou tristeza.
Dependendo ainda do tipo de droga que foi consumida, o dependente também pode se tornar impaciente ou ser agressivo sem motivo aparente.
O dependente geralmente tem hábitos repetitivos e padronizados, devido ao efeito da droga. A pessoa pode passar a ter hábitos noturnos e se conflitar com a vida social,
-
Amizades suspeitas
Geralmente o dependente químico se aproxima de pessoas que usam e oferecem drogas. Ele pode passar a andar com pessoas diferentes, que antes não pertenciam ao seu circulo social.
É preciso desconfiar de amizades muito recentes e que aparentam certo nível de confiança.
-
Evidências no corpo
As pessoas que usam drogas podem apresentar arranhões no corpo, ferimentos, manchas e hematomas.
Dependendo do tipo de substância consumida pode até haver sangramentos ou marcas de agulhas.
As roupas também podem denunciar essa prática: cheiro ou mudança na forma de se vestir são fortes evidências. Outro sinal é o uso de itens estranhos como cachimbos, canudos, espelhos, garrafas vazias e objetos perfurantes.
-
Alterações na rotina
O metabolismo do dependente químico também fica alterado. Ele pode apresentar falta ou excesso de apetite. O semblante também costuma refletir o uso de drogas.
Olhos vermelhos, inchados, mucosas no nariz, também são indícios do uso de substâncias químicas.
O sono também fica alterado. A pessoa pode ter problemas com insônia, sonambulismo ou uma inversão de hábitos que surgem como efeito do abuso de substâncias tóxicas.
-
Distúrbios psicológicos
O abuso das drogas também acarreta em transtornos mentais. As drogas psicoativas ou psicotrópicas causam graves alterações no sistema nervoso e em longo prazo os danos podem ser irreversíveis.
O usuário de drogas pode apresentar um desequilíbrio mental de diferentes formas, e as alterações comportamentais dependem do nível de uso e do tipo de substância que foi consumida.
Irritabilidade, depressão e ansiedade são os mais comuns, conforme a dependência aumenta, a pessoa dependente passa a negligenciar os cuidados consigo mesma, deixando de cuidar da higiene, aparência e saúde.
Como se não bastasse, ela se coloca frequentemente em situações de risco. Isso acontece porque sua vida começa a girar em torno do vício e o que antes era importante passa a não ser.
Buscar ajuda inicialmente é o melhor caminho por isso nós da Clínica Internar temos um trabalho a nível nacional com unidades especializadas no tratamento de dependentes químicos e alcoólatras, faça uma visita e saiba mais.