Tratamento Voluntário Para Dependência Química

A dependência química é considerada uma doença pela própria Organização Mundial da Saúde e assim como qualquer outra, quanto antes o tratamento voluntário for iniciado, mais eficiente ele será, tornando mais fácil a recuperação do indivíduo. O tratamento voluntário tem tudo a ver com isso, pois é voltado para aquelas pessoas que, apesar do vício, ainda não chegaram a perder completamente o controle das suas vidas.

O tratamento voluntário para dependentes químicos pode ser muito mais positivo do que o involuntário, porque parte do pressuposto de que a própria pessoa tem a consciência de que tem um problema e precisa de ajuda. Ela quer ser ajudada e, por consequência, irá ser mais receptiva aos procedimentos realizados na clínica. Quem é internado voluntariamente já chega com uma importante etapa cumprida: a vontade de abandonar o vício.

Mesmo quando o tratamento é voluntário, a equipe que trabalha na clínica de recuperação realiza um intenso trabalho de conscientização, para intensificar ainda mais a importância de se libertar do vício para ter uma vida melhor.

Esse tipo de tratamento é voltado para aquelas pessoas que entendem que a sua dependência química está afetando a relação com a família e com a sociedade, o desempenho no trabalho, que pode causar doenças e todos os demais prejuízos. A partir disso, todas essas áreas que são comprometidas pelo consumo de álcool ou drogas ilícitas serão trabalhadas pelos médicos, terapeutas, nutricionistas e demais profissionais.

A família também precisa participar ativamente do tratamento voluntário. Mesmo que o dependente tenha consciência do seu problema e queira superar, é algo muito difícil de se fazer sozinho. As pessoas próximas devem estar preparadas para prestar o seu apoio e até saber o que fazer no caso de uma possível recaída. Por esse motivo, não são raras as terapias feitas também com a família ou amigos próximos.

Você provavelmente já ouviu falar que quando alguém tem vontade de se curar de uma doença e acredita que isso é possível, a recuperação é muito melhor. A clínica de recuperação Internar acredita que isso também valha para a dependência e tem conseguido excelentes resultados no tratamento voluntário.

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos

Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.